GONORREIA: SINTOMAS, CONTáGIO E CURA – O GUIA COMPLETO

Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo

Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo

Blog Article

A doença gonocócica é uma das DSTs mais comuns globalmente, atingindo inúmeras pessoas todos os anos. Provocada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode atingir indivíduos de ambos os sexos, e, se não tratada, pode resultar em problemas sérios. Neste artigo, exploraremos os principais sintomas, modos de disseminação, diagnóstico e maneiras de combate da gonorreia.

O que é a Gonorreia?

Essa IST é uma infecção bacteriana que afeta sobretudo as estruturas do sistema genital, abrangendo uretra, região cervical, canal anal e orofaringe. Embora tenha tratamento acessível, a não identificação inicial pode resultar em consequências graves.

Principais Sintomas da Gonorreia

Os sinais da infecção podem variar conforme o indivíduo, e, em determinadas situações, a infecção pode ser assintomática. Caso ocorram, os indicadores típicos incluem:

Nos Homens:

Eliminação de pus pelo órgão genital
Dor ou ardência ao urinar
Dor ou inchaço nos testículos
Irritação no canal urinário
Nas Mulheres:

Secreção anormal na vagina
Dor ao urinar
Perda de sangue inesperada
Desconforto na relação sexual
Sensação de peso na pelve
Complicações Possíveis:

A gonorreia também pode afetar a garganta, causando dor e inflamação, além de atingir os olhos e a região retal, causando irritação, secreção e inflamação.

Como a Gonorreia é Transmitida?

A principal forma de transmissão da gonorreia ocorre por meio do contato sexual desprotegido, englobando sexo oral, anal e vaginal. Outro fator relevante, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, resultando em clique aqui complicações para o recém-nascido, gerando inflamações severas nos olhos.

Como Identificar a Gonorreia?

O diagnóstico da gonorreia é realizado por meio de testes clínicos, tais como:

Identificação da bactéria na urina: detecta a presença da bactéria no trato urinário.
Exame de amostra biológica: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Teste molecular: análise detalhada do material genético da bactéria.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?

A cura depende da administração de antibióticos, geralmente uma combinação de ceftriaxona e azitromicina. Todavia, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para evitar recorrências.

Report this page